Obesidade, Temas gerais em endocrinologia

Síndrome dos Ovários Policísticos

Normalmente, mulheres produzem pequenas quantidades de hormônios “masculinos”, chamados andrógenos. Mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) produzem quantidades levemente aumentadas de andrógenos. Essa alteração no balanço hormonal causa uma série de problemas de saúde.

A SOP pode afetar de 7 a 10% das mulheres em idade fértil e é uma das principais causas de infertilidade.

O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

É uma desordem hormonal que pode ser caracterizada por uma constelação de sinais (coisas que o médico pode ver) e sintomas (coisas que são notadas ou sentidos pelo paciente), tais como:
• Ciclos mentruais irregulars ou ausentes
• Infertilidade
• Ganho de peso (principalmente gordura abdominal)
• Acne
• Excesso de pelos na face e no corpo
• Afinamento de cabelos
• Escurecimento da pele (acantose nigricante)
• Depressão ou ansiedade
• Alterações do sono

Potencias causas da SOP

A exata causa da SOP é desconhecida. O diagnótico e tratamento precoce reduz o risco de complicações a longo prazo, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

– Quando o corpo não consegue usar insulina de forma apropriada (resistência à ação da insulina), há aumendo da secreção de insulina para tentar vencer a resistência e fazer a glicose entrar na célula. A SOP está geralmente associada à obesidade. Muitas mulheres com SOP tendem a produzir muita insulina. Esse excesso de insulina a produção de hormonios masculinos, ou andrógenos, pelos ovários

Genética – SOP parece ter uma herança genética. Ter mãe ou irmã com esta condição pode aumentar o risco de também ter a doença.

Obesidade – mulheres com SOP tem mais risco de ganhar peso em excess e mulhres que são obesas tem mais risco de terem SOP, há uma relação próxima, mas não absoluta, dessas duas condições.

Ao ultrassom, os ovários aparentam ter muitos pequenos foliculos (também chamados cistos) que se arrajam em anel ao redor do ovário. Esses cistos correspondem a óvulos que não completaram seu desenvolvimento e não foram liberados pelo ovário (falha de ovulação).

sop-001

A SOP pode levar ao aumento do risco de:

-Abortamentos
-Diabetes gestacional
-Preeclampsia
-Parto prematuro
-Câncer endometrial
-Diabetes tipo 2
-Hipertensão arterial
Síndrome metabólica
-Alteração do cholesterol e outras gorduras no sangue
-Apneia do sono está presente em até 50% das mulheres com SOP

Tratamento

Em conjunto com as medicações para melhora dos sintomas, dieta e atividade fisica é parte do tratamento na maioria dos casos.

As medicações são utilizadas para:
-regular o ciclo menstrual
-estimular a ovulação (para as mulheres que desejam engravidar)
-reduzir o excesso de pelos e acne

Concluindo, a Síndrome dos Ovários Policísticos é uma doença comum, com consequências não só para o sistema reprodutor, como também complicações metabólicas e cardiovasculares. O diagnóstico e tratamento precoces é de suma importância  para evitar tais complicações.

Referências: