Tanto o hiper quanto o hipotiroidismo são mais comuns em mulheres.
Quando a tiroide funciona em excesso, denominamos hipertiroidismo. O excesso dos hormônios tiroidianos aumentam o metabolismo e fazem perder peso. Podem dar sintomas como ansiedade e nervosismo. Insônia e sensação de muito calor (intolerância ao calor) também fazem parte do quadro.
A produção de menor quantidade de hormônio pela tiroide caracteriza o hipotirodismo. Pela diminuição do metabolismo, há ganho de peso discreta e inchaço. Além dos sintomas descritos no quadro abaixo, é possível também que o paciente tenha queixas semelhantes a um quadro depressivo: desânimo, sonolência, fadiga.
Apesar de levar a aumento de peso, o hipotiroidismo não é a principal causa de obesidade, embora faça parte da investigação dos pacientes com queixa de ganho de peso.
O diagnóstico é feito por exames de sangue, que avaliam a função da tiroide.
Outros exames podem ser necessários para saber a causa da disfunção. Entre eles estão as dosagens de anticorpos, como na tiroidite de Hashimoto e Doença de Graves.
Obrigada por ter chegado até aqui!
Se você gostou da leitura, não deixe curtir e de compartilhar o conteúdo.
Para receber em primeira mão as publicações, você pode se increver no blog ou me acompanhar pelas redes sociais. Os links estão no rodapé dessa página.
Espero ver você mais vezes por aqui!
Um forte abraço,
Suzana
Você precisa fazer log in para comentar.