Essa é uma dúvida que ainda muita gente tem. O que diferencia o nutricionista do nutrólogo e do endocrinologista.
NUTRICIONISTAS
Nutricionista é um profissional da área de saúde que fez faculdade de nutrição. A duração em média é de 4 anos de faculdade. Eles podem atuar como nutricionistas clínicos em consultório e clínicas no atendimento de pacientes, além de poderem trabalhar hospitais em indústria de alimentos, entre outras.
Atua na avaliação e tratamento dos distúrbios nutricionais. Não pode fazer diagnósticos médico. Legalmente, pode solicitar exames relacionados às deficiências nutricionais, mas não a problemas hormonais, por exemplo. Frequentemente, os convênios não cobrem as solicitações de exames dos nutricionistas.
NUTRÓLOGOS
São médicos. Isso significa que fizeram 6 anos de faculdade de medicina, depois dois anos de especialização ou residência em Clínica Médica e mais dois anos em Nutrologia.
Como médicos, podem fazer diagnósticos e solicitar qualquer tipo de exames. Atuam na avaliação e tratamento dos distúrbios nutricionais, prescrevem dietas e suplementos alimentares e ainda podem prescrever qualquer tipo de medicação ou hormônio.
ENDOOCRINOLOGISTAS
Semelhante aos nutrólogos, fizeram faculdade de medicina e especialização ou residência Clínica Médica, mas diferentemente, fizeram dois anos de especialização ou residência em Endocrinologia e Metabologia.
Podem atuar como médicos prescrevendo dietas, medicamentos, terapias hormonais, fazer diagnósticos etc. Prescrevem hormônios com parcimônia em casos selecionados e nas deficiências hormonais comprovadas.
Os endocrinologistas frequentemente trabalham em conjunto com os nutricionistas. São complementares em doenças como obesidade, diabetes, por exemplo. Os endocrinologistas solicitam exames e realizam diagnóstico e os nutricionistas prescrevem a dieta.
Geralmente, os endocrinologistas e nutrólogos não trabalham em conjunto, visto que muito da sua atuação médica pode se sobrepor e até algumas condutas podem ser divergentes.
Para decidir qual profissional escolher, sugiro conhecer o trabalho dele e sempre conferir se ele é realmente especialista no assunto.
Para saber se o médico é realmente especialista, você ver se ele tem Registro de Qualificação de Especialista – RQE – cadastrado no Conselho Federal de Medicina ou nos Conselhos Estaduais. Basta colocar o nome do profissional, o CRM e o Estado em que atua.
Abaixo, um print do site do CFM com as minhas especialidades registradas.
