Qual o exame para verificar o metabolismo?

Caloria – É a quantidade de energia capaz elevar em 01 (um) grau celsius 01 (um) quilograma de água. Na nutrição, a caloria é utilizada para expressar a quantidade de energia dos alimentos

O metabolismo do corpo de uma pessoa também é determinado pela quantidade de calorias necessárias para manter as funções vitais.

Dessa forma, metabolismo = quantidade de energia que a pessoa gasta. O metabolismo basal é a parcela do gasto de caloria para manter os sinais vitais.

A produção de energia consome oxigênio e produz calor mais gás carbônico. É nesse princípio que os exames de calorimetria se baseiam.

Tem muita gente que se queixa do metabolismo lento. Como se mede?

Calorimetria direta

Se existe a indireta, existe a direta certo? Sim, existe a calorimetria direta, que mede a quantidade de calor produzida pelo corpo. Nesse exame, a pessoa fica dentro de uma câmara que capta o calor produzido pelo corpo para aquecer um circuito de água que circula o ambiente. O metabolismo celular libera uma parcela de energia na forma de calor que é captado por essa câmera.

A calorimetria direta seria o exame mais preciso, mas tem a desvantagem de complicado e não avalia o substrato, se gordura ou carboidrato, está sendo consumido preferencialmente. A calorimetria indireta é de mais fácil realização e avalia se a pessoa está gastando mais gordura ou carboidrato através do coeficiente respiratório.

Calorimetria indireta

O método utilizado na prática é a calorimetria indireta. É um exame em que a pessoa fica respirando em uma máscara ou capacete por cerca de 30 minutos e se extrapola os resultados para as 24h do dia. Durante o tempo do exame, o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico são medidos. Eles representam a respiração celular que é a produção de energia. O coeficiente respiratório que eu falei em outro post mostra se a pessoa está queimando mais gordura ou carboidrato naquele momento. Esse resultado é comparado ao que se esperaria em pessoas do mesmo perfil.

Esse método avalia o gasto metabólico basal.

Calorimetria indireta: coeficiente respiratório e flexibilidade metabólica

Se vai queimar gordura ou carboidrato para ter energia, depende da flexibilidade metabólica.

Normalmente, quando nos alimentamos queimamos preferencialmente o carboidrato e poupamos gordura. Ao contrário, nos períodos de jejum, se queima a gordura estocada. Proteína também pode ser recrutada se for necessário, mas geralmente fica entre carboidrato e gordura.

A mitocôndria é a usina energética que vai escolher preferencialmente um outro combustível; ela pode ser flexível e trocar o tipo de combustível (substrato energético) de forma adequada ou ser inflexível, no sentido de não fazer essas mudanças. Isso pode acontecer na obesidade e resistência insulínica, quando mesmo no jejum, a gordura não é o principal substrato e a pessoa não queima adequadamente as suas gordurinhas.

Se tem muito combustível na jogada, mitocôndria fica mais indecisa ainda e além de ficar inflexível, pode produzir muitas toxinas metabólicas. O excesso de calorias seja na forma de proteína, carboidrato ou gordura, vai se transformar em gordura mesmo para ser armazenada.

Como saber o que o corpo está queimando mais? Dá para ter uma ideia pelo exame de calorimetria indireta, que avalia o coeficiente respiratório. O coeficiente respiratório é uma conta que se faz de quanto oxigênio é consumido e quanto CO2 é produzido pela respiração mitocondrial. Quanto mais perto de 1,0, quer dizer que mais carboidrato está sendo queimado e quanto mais perto de 0,7, significa que mais gordura está sendo consumida.

PP – pós-prandial; PA – pós-alimentar;

Como mudar isso? Déficit calórico, exercício físico, perda de peso algumas possibilidades.

Referências

Muoio DM. Metabolic inflexibility: when mitochondrial indecision leads to metabolic gridlock. Cell. 2014 Dec 4;159(6):1253-62. doi: 10.1016/j.cell.2014.11.034. PMID: 25480291; PMCID: PMC4765362.

Kenny GP, Notley SR, Gagnon D. Direct calorimetry: a brief historical review of its use in the study of human metabolism and thermoregulation. Eur J Appl Physiol. 2017 Sep;117(9):1765-1785. doi: 10.1007/s00421-017-3670-5. Epub 2017 Jul 8. PMID: 28689303

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.