Temas gerais em endocrinologia, Tireoide

O uso de altas doses de biotina e interferência nos testes de tiroide

A biotina é uma vitamina do complexo B e pode ser comercializada pelos nomes de vitamina B7, vitamina H e coenzima R e ainda pode não estar listada com esses nomes em suplementos para melhorar queixas relacionados aos cabelos e unhas.

As necessidades diárias de biotina são por volta de 30mcg. Existem suplementos de biotina de até 1000 mcg disponíveis comercialmente, isto é, uma superdose de biotina.

Muitos pacientes tomando doses altas de biotina podem ter alterações em vários exames laboratoriais, incluindo exames que avaliam a função da tiroide.

Conforme discutido em uma publicação anterior, nos casos de hipotireoidismo por problemas no funcionamento da tiroide, a dosagem do TSH está elevado com T4 livre baixo no sangue.

Uma das interferências observadas do uso da biotina nos exames laboratoriais da tiroide pode resultar em dosagem de T4 livre e T3 elevados, com T4 total e TSH normais, conjunto de resultados que não se encaixa no diagnóstico de hipotireoidismo e pelas causas mais comuns dessa doença.

Na verdade, o T4 livre no organismo pode estar normal, mas a biotina interfere no resultado dos exames por alterar a “leitura” dos seus níveis dependendo do método que o laboratório utiliza.

Altas doses de biotina podem causar variações falsamente elevadas ou baixas de moléculas pequenas como tais como T4, T3 cortisol, dependendo do tipo de método (ensaio) utilizado para as dosagens desses hormônios pelo laboratório. Ainda pode também interferir com dosagens do anticorpo contra o receptor de TSH (TRAB), podendo levar a um falso diagnóstico de Doença de Graves, outro tipo de doença da tiroide.

Na suspeita de interferência da biotina nos exames laboratoriais, uma possibilidade é suspender o uso da biotina e fazer nova dosagem hormonal em alguns dias, pois a vitamina não se acumula no organismo e seu excesso é rapidamente eliminado.

Esse achado reforça a orientação para que os pacientes não esqueçam de mencionar na consulta o uso de polivitamínicos e/ou suplementos alimentares, e também para os médicos perguntarem aos seus pacientes sobre o uso de qualquer suplemento ou polivitamínico que esteja sendo ingerido pelo paciente. É muito comum que esses compostos não sejam considerados medicações, mas certamente interferem na ação de alguns medicamentos e nos resultados de testes laboratoriais.

Quando os resultados laboratoriais não façam sentindo para explicar o quadro clínico, deve-se pensar antes em possíveis interferências que modifiquem os resultados dos exames laboratoriais do que doenças raras.

Laboratórios orientam suspender a biotina 72h antes da coleta de sangue caso seja necessária a repetição dos exames por suspeita da interferência da biotina nos resultados.

Confira outros posts sobre tiroide!