O que é diabulimia?
O termo “diabulimia” é uma condição que ocorre em pacientes portadores de diabetes tipo 1 que deliberadamente diminuem sua dose de insulina com a intenção de perder peso. Embora ainda não totalmente reconhecido como uma transtorno alimentar clássico, tem sido uma tendência atual por conta da preocupação excessiva com a imagem corporal, maneira que a pessoa percebe seu corpo. A busca do corpo perfeito tem sido uma preocupação da sociedade atual e influencia no desencadeamento dos transtornos alimentares.
Novas medicações orais aprovadas para diabetes tipo 2 conhecidas como gliflozinas estão sendo utilizadas para perda de peso e controle do diabetes. Quando há diminuição da dose de insulina concomitante, como nos pacientes com diabulimia, há o risco de desenvolvimento de uma complicação chamada cetoacidose euglicêmica, que pode ser de difícil diagnóstico e potencialmente fatal.
Mulheres com diabetes tipo 1 tem duas vezes mais risco de desenvolver transtornos alimentares que mulheres da mesma idade sem diabetes.
Quando suspeitar de diabulimia?
– Aumento inexplicado na HbA1c
– Repetidos episódios de cetoacidose diabética, uma condição que pode ser fatal
– Preocupação extrema com o peso e forma do corpo
– Mudanças no padrão alimentar
– Padrões não usuais de atividade física intensa (às vezes associada à episódios de hipoglicemia frequentes)
Quais são os riscos dos transtornos alimentares para quem tem diabetes?
-Elevação do HbA1c e consequentemente maior risco de complicações
-Maior risco de hospitalização
-Mais episódios de cetoacidose diabética
-Maior risco de infecções
O tratamento dessa condição deve envolver uma equipe multidisciplinar, com aconselhamento nutricional, piscicoterapia e suporte médico.
Baseado em http://www.joslin.org/…/Eating_Disorders_Diabulimia_in_Type…
Se você gostou da leitura, não deixe curtir e de compartilhar o conteúdo.
Para receber em primeira mão as publicações, você pode se inscrever no blog ou me acompanhar pelas redes sociais. Os links estão no rodapé dessa página.
Espero ver você mais vezes por aqui!
Um forte abraço,
Suzana
Você precisa fazer log in para comentar.