Carta para o meu paciente com fadiga

Se eu pudesse receitar um remédio milagroso, sem contraindicação, para melhorar o seu cansaço persistente, eu prescreveria “TEMPO”.

Uma suplementação de tempo para fazer a atividade física, mais tempo para comer e saborear o alimento sem pressa, mais tempo para dormir, mais tempo para o lazer, para fazer uma terapia, uma meditação, qualquer coisa que faça bem para o seu corpo e para sua mente.

Infelizmente, o tempo não se vende na farmácia e é o recurso mais limitado que temos. Você é quem tem que gerenciar as horas do seu dia, os dias da sua semana. Mas não é aquele gerenciamento chato para aumentar só a sua produtividade no trabalho, isso vai ser consequência do seu bem-estar físico e mental. A sua saúde, o seu estilo de vida tem que estar no topo das prioridades, mesmo que você perca alguns pontos com seu chefe.

Tem gente que não tem muita escolha mesmo e tem que trabalhar o tempo todo para pagar as suas necessidades básicas, como para pagar comida, aluguel, água, luz etc. Tem muita gente no nosso país que sobrevive. Existem outras, que não precisam trabalhar tanto para pagar suas contas do mês. Pode ser que as motivações sejam da ordem da competição no trabalho ou nos estudos, de atingir algo que massageie o ego, de atender a expectativa do outro. Não sei qual é o seu caso, isso a gente conversa na consulta ou eu “pesco” nas entrelinhas.

Não adianta culpar a tireoide ou adrenal pela sua fadiga se os seus exames estão normais. Sim, concordo precisamos buscar algo orgânico para alguma fadiga inexplicada. Entretanto, é muito frequente que eu veja que o problema está no estilo de vida inadequado da pessoa e não nos seus exames.

Se você não é obrigado só a SOBREVIVER dentro do tempo que você tem, ou se sobrevive mesmo sem ser obrigado, pense em VIVER em seu tempo, de verdade, da melhor forma possível.

“Tempo não é dinheiro. Tempo é o tecido da nossa vida.”

Você vive ou sobrevive?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.