Qual o melhor exercício para osteoporose e osteopenia?
O melhor exercício é aquele que a pessoa consegue fazer. Certamente, existem exercícios que são melhores para o coração e os vasos, outros para o músculo e para os ossos. O melhor dos mundos é a combinação dos dois.
Osteócitos têm mecanoceptores, que são receptores que detectam carga mecânica. Em outras palavras, a gravidade, a contração muscular promove estímulo sobre as células ósseas, que transformam esse estímulo mecânico em secreção de substâncias que promovem formação óssea.
Quando eu falo nisso, sempre penso nos astronautas, que perdem muito osso e músculo enquanto estão no espaço pela ausência de gravidade.
Os melhores exercícios para os ossos são aqueles com impacto, tipo corrida, pular, ginástica.
Os menos efetivos são aqueles que minimizam a força da gravidade, como ciclismo e atividades na água, como natação e hidroginástica. Mesmo esses últimos, têm alguma ação na formação do osso do que não fazer nada.
Na tabela, estão os exercícios que são mais osteogênicos e menos osteogênicos. Osteogênico é o termo para estímulo à formação óssea.
Exercícios altamente osteogênicos
- Pular corda
- Basquete
- Tênis
- Ginástica
- Aeróbicos com impacto
Moderadamente osteogênicos
- Corridas
- Treinos de resistência
- Subir escadas
Pouco osteogênicos
- Caminhadas
- Pilates
- Yoga
- Tai chi
Quase nada osteogênicos (mas ainda tem um pouco)
- Natação
- Hidroginástica
- Ciclismo
Por último, mas não menos importante: não esqueça de fazer uma avaliação médica antes de iniciar uma atividade fisica para a sua condição cardiovasculare e não sobrecarregar suas articulações.
Você precisa fazer log in para comentar.