Metabolismo ósseo, Metabologia

Hipoparatireoidismo

Hipoparatireoidismo é uma condição na qual não há quantidade suficiente do hormônio paratireoidiano, paratormônio ou PTH, que é produzido pelas glândulas paratireoides.

As paratireoides são quatro glândulas do tamanho de uma ervilha, localizados junto à tiroide. A causa mais comum dessa doença é de longe a cirurgia de retirada da tireoide (tireoidectomia). Esse post traz um pouco do metabolismo do cálcio, causas, tratamento e complicações do hipoparatireoidismo.

Metabolismo do cálcio e fósforo

Quando os níveis de cálcio caem, o PTH tenta trazer elevar o cálcio para níveis normais pela sua mobilização a partir do osso, rim e intestinos para dentro da corrente sanguínea.

O cálcio é um mineral estocado nos ossos onde faz parte da sua estrutura e mantem a resistência do osso. É também encontrado em qualquer parte do corpo. Ajuda a contração muscular, e a manutenção do funcionamento normal dos nervos e do cérebro, além de regular o ritmo cardíaco e pressão sanguínea.

O fósforo é um mineral encontrado em todas as células, mas estocado principalmente nos ossos. Ajuda o corpo a usar alimento como energia. Também ajuda no funcionamento adequado dos rins, músculos, coração e nervos.

A vitamina D também participa do metabolismo do cálcio e também regula a produção de PTH. Quando a vitamina D está baixa, há menos absorção de cálcio e consequentemente queda dos níveis de cálcio no sangue, com isso, há maior liberação de PTH.

O modelo de regulação hormonal do cálcio é um exemplo do modelo de glândula independente.

vitamina-d

Causas

O hipoparatireoidismo é uma condição rara, com prevalência estimada de 0,25 por 1.000 indivíduos.

O hipoparatireoidismo no Brasil é principalmente causado pela destruição das glândulas durante cirurgias da tireoide, garganta ou pescoço. O hipoparatireoidismo transitório após a cirurgia é comum, e há recuperação da função das glândulas em 6 meses. Após esse períodos, o hipoparatireoidismo é considerado definitivo. A prevalência de hipoparatireoidismo transitório varia de 3% a 52%, enquanto do hipoparatireoidismo definitivo, varia de 0,4% a 13%. Esses dados são possivelmente subestimados.

Às vezes, uma ou mais glândulas são removidas quando há produção exagerada de PTH (hiperparatireoidismo).

O hipoparatireoidismo também pode ser hereditário. Outras causas incluem:

• Doença autoimune (quando o sistema de defesa do organismo ataca as próprias células;
• Radiação na cabeça ou pescoço
• Baixos níveis de magnésio no sangue

Sem quantidade suficiente de PTH, os níveis de cálcio no sangue podem cair e os níveis de fósforo podem aumentar, resultando nos quadros agudos e nas complicações a longo prazo.

Sintomas

Os sintomas estão relacionados à queda dos níveis de cálcio no sangue, os mais comuns são dormência e formigamentos em face e extremidades, fraqueza muscular,
cãibras, Em casos mais graves de hipocalcemia, convulsões, espasmo da laringe. No exame físico, a presença do sinais de Trousseau Chvostek sugerem hipocalcemia. A hipocalcemia crônica pode ser assintomática.

Diagnóstico

O hipoparatireoidismo deve ser suspeitado na presença de sintomas sugestivos e história de cirurgia ou irradiação cervical prévia.

O diagnóstico é feito laboratorialmente, pelo achado de níveis apropriadamente baixos de PTH, associados a baixos níveis de cálcio no sangue.  Outros exames comumente solicitados são: albumina (para cálculos de correção do cálcio), fósforo, magnésio, vitamina D e dosagem de cálcio em urina de 24h.

Tratamento

O tratamento do hipoparatireoidismo é realizado através da suplementação de cálcio e vitamina D ativa. Pode ser agudo e transitório, principalmente após cirurgias. Na grande maioria dos casos, essa terapêutica é eficaz.

Nos casos mais graves de hipoparatireoidismo definitivo, em que o tratamento com cálcio e vitamina D não são suficientes, a administração injetável por via subcutânea de uma nova forma de PTH recombinante (PHT-RT) foi eficaz em normalizar os níveis de cálcio. Essa nova formulação foi aprovada recentemente nos Estados Unidos pela agência reguladora (FDA), sendo idêntico ao PTH produzido no organismo, com 84 aminoácidos na sua estrutura. Esse novo medicamento é indicado apenas nos casos que não tem resposta adequada ao tratamento padrão, pois pode aumentar o risco de câncer ósseo (osteosarcoma) e não foi estudado nos casos de hipoparatireoidismo agudo pós-cirúrgico, além disso, não há evidências que essa medicação possa diminuir complicações a longo prazo.

Vale a pena lembrar que o PTH recombinante, teriparatida, aprovado no Brasil é para o tratamento da osteoporose e contém apenas os primeiros 34 aminoácidos: PTHrh (1-34).

hipoparatirodismo

Complicações

As complicações crônicas do hipopartireoidismo não tratado é associado a progressão da doença ou seu tratamento, e incluem manifestações renais: hipercalciúria (aumento da quantidade de cálcio na urina), nefrocalcinose (acúmulo de cálcio no tecido renal), cálculos renais e insuficiência renal; catarata, calcificações cerebrais, manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas, queda na qualidade de vida e aumento do risco cardiovascular.

Considerações finais

O hipoparatireoidismo é uma doença principalmente resultante de cirurgias de retirada da tireoide. O tratamento básico trata os efeitos da deficiência hormonal, e ainda a reposição do hormônio recombinante tem seus riscos e carece de mais tempo para demostrar sua eficácia. Apesar de haver poucas estatísticas sobre a prevalência dessa doença, há possivelmente um aumento do número de casos devido disseminação substancial do rastreamento de câncer de tireoide, e consequentemente, de cirurgias de tireoidectomia. O rastreamento de câncer de tireoide é bem discutível, justamente pelo risco de complicações pós cirúrgicas. Esse questionamento sobre a validade de rastreamento precoce é objeto de um post nesse blog. O sobrediagnóstico (overdiagnosis) e sobretratamento (overtreatment) não são inócuos, e o hipoparatireoidismo é um bom exemplo desses dois fenômenos tão atuais.

Revisado em 03/09/2018

Referências: