Estudos que comparam a Tirzepatida com a Semaglutida

A tirzepatida e a semaglutida são as medicações administradas em canetas no tecido subcutâneo que são aprovadas para obesidade e diabetes. Como já comentado em outro post, sobre os hormônios intestinais, a tirzepatida é um análogo dual de GLP1 e GIP, enquanto a semaglutida é só um análogo de GLP1.

Elas podem vir com diferentes nomes comerciais e são popularmente conhecidas como “canetas emagrecedoras”.

A semaglutida com apresentação aprovada para diabetes tipo 2 vai até 1,0mg e tem o nome de Ozempic ®.

A mesma molécula, semaglutida, aprovada para o tratamento de obesidade vai até 2,4mg e está sob o nome comercial do Wegovy ®.

A tirzepatida que chegou no Brasil foi aprovada apenas para o uso em diabetes tipo 2. O nome comercial é o Mounjaro® e vai até a dose de 5,0mg.

Não sabemos se a apresentação da tirzepatida para o tratamento da obesidade virá com o mesmo nome, mas deve vir com apresentações até 15mg.

Bem, houve 2 estudos comparando a tirzepatida (Mounjaro®) com a Semaglutida (Ozempic® e Wegovy®).

Comparação entre tirzepatida e semaglutida no diabetes tipo 2

O primeiro foi o SURPASS-2. Esse estudo durou 40 semanas e envolveu 1878 pessoas com sobrepeso e diabetes tipo 2 em uso apenas de metformina.

O principal objetivo do estudo foi ver melhora do controle glicêmico. O objetivo secundário foi ver a perda de peso nessas pessoas.

Todas as apresentações da tirzepatida (até 15mg do Mounjaro®) foram comparados com a semaglutida de 1,0mg (Ozempic®).

O resultado foi que todas as apresentações da tirzepatida foram superiores à Semaglutida de 1,0mg no controle do diabetes e na perda de peso.

Figura 1. Resultado de melhora do controle glicêmico com tirzepatida e semaglutida (desfecho primário). Ref 1.

A dose de 5mg da tirzepatida (Moujaro) conseguiu reduzir a 7,0% a Hb glicada em 82% comparados a 79% no grupo da semaglutida (Ozempic®). 86% dos pacientes com a dose de 15mg conseguiram chegar nesse alvo. A hemoglobina glicada média de início era 8,3%).

Em relação ao peso, após 40 semanas, temos os seguintes resultados:

A semaglutida de 1mg reduziu 6,7% do peso inicial, a tirzepatida 5mg reduziu 8,5% e tirzepatida de 15mg em 13,1% do peso inicial dos pacientes. O IMC inicial médio foi de 33kg/m2. A perda de peso ainda foi significativamente maior nos pacientes com qualquer apresentação da tirzepatida em comparação como a semaglutida.

Figura 2. Resultado quanto à perda de peso e lípides da tirzepatida e semaglutida (desfecho secundário). Ref 1.

Aqui, eu estou incluindo a apresentação de 5mg que é o que temos no momento disponível no mercado brasileiro.

Comparação entre tirzepatida e semaglutida na obesidade

Mas como foi a comparação da tirzepatida com a semaglutida em doses maiores de semaglutida para obesidade?

Essa resposta foi dada pelo estudo que saiu recentemente, o SURMOUNT 5, que comparou as máximas doses toleradas de tirzepatida (até 10 – 15mg) e semaglutida (até 1,7 – 2,4mg), cujo nome comercial seria o Wegovy.

O estudo foi até 72 semanas e incluiu cerca de 700 pessoas com sobrepeso com comorbidades ou obesidade, mas sem diabetes. O IMC inicial médio foi de 39 kg/m2.

O objetivo principal foi avaliar a porcentagem de peso perdida.

Como foram os resultados?

A dose de tirzepatida de 10 ou 15mg – reduziu em 20,2% o peso das pessoas comparado ao início do estudo, enquanto a dose de semaglutida de 1,7 ou 2,4mg, reduziu 13,7%. A tirzepatida também foi superior à semaglutida em reduzir a circunferência de cintura.

Figura 3. Redução do peso e circunferência de cintura. Comparação entre tirzepatida e semaglutida (doses máximas toleradas). Ref. 2.

E a dose de 5mg de tirzepatida, quanto reduziu? Não sabemos, provavelmente menos. Essa dose não foi testada.

O interessante desse estudo é que mulheres responderam melhor ao tratamento que homens.


Em relação aos eventos adversos, que são principalmente náusea, vômito, constipação ou diarreia, eles foram considerados na maioria leve a moderados e semelhantes nos grupos da tirzepatida e semaglutida. Entretanto, mais pessoas no grupo da semaglutida descontinuaram o tratamento devido aos efeitos colaterais da medicação.

Figura 4. Prevalência de efeitos colaterais da tirzepatida e semaglutida. Ref 2.

O que podemos concluir?


Que a tirzepatida (Mounjaro®) na dose de 5mg até 15mg é superior à semaglutida (Ozempic®) em controlar o diabetes e para perda de peso em pessoas com sobrepeso e diabetes tipo 2.

Que a tirzepatida (Moujaro®) na dose de 10 ou 15mg é superior à 1,7 ou 2,4mg de semaglutida (Wegovy®) para pacientes com sobrepeso e obesidade na redução do peso.

A pergunta que fica é:

Como seria a dose de 5mg de tirzepatida (Mounjaro®) contra a 1,7 a 2,4mg de semaglutida (Wegovy), já que são essas duas medicações que temos disponíveis nas drogarias. O valor pago por uma quantidade semelhante de perda de peso seria o mesmo ou ainda teremos um melhor custo-benefício do Moujaro sobre o Wegovy?

Qual o palpite de vocês?

Referências

Frías JP, Davies MJ, Rosenstock J, Pérez Manghi FC, Fernández Landó L, Bergman BK, Liu B, Cui X, Brown K; SURPASS-2 Investigators. Tirzepatide versus Semaglutide Once Weekly in Patients with Type 2 Diabetes. N Engl J Med. 2021 Aug 5;385(6):503-515. doi: 10.1056/NEJMoa2107519. Epub 2021 Jun 25. PMID: 34170647.

Aronne LJ, Horn DB, le Roux CW, Ho W, Falcon BL, Gomez Valderas E, Das S, Lee CJ, Glass LC, Senyucel C, Dunn JP; SURMOUNT-5 Trial Investigators. Tirzepatide as Compared with Semaglutide for the Treatment of Obesity. N Engl J Med. 2025 May 11. doi: 10.1056/NEJMoa2416394. Epub ahead of print. PMID: 40353578.

Obrigada por ter chegado até aqui!

Se você gostou da leitura, não deixe curtir e de compartilhar o conteúdo.

Para receber em primeira mão as publicações, você pode se inscrever no blog ou me acompanhar pelas redes sociais. Os links estão no rodapé dessa página.

Espero ver você mais vezes!

Um forte abraço,

Suzana

O botão de doação abaixo é uma forma voluntária de contribuir para manutenção e aprimoramento do trabalho desse blog.


Descubra mais sobre Dra. Suzana Vieira

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.