Como pegar dapagliflozina pelo SUS

A dapagliflozina é um medicamento para controle do diabetes e já estava disponível no SUS há um tempo para pessoas com diabetes tipo 2 acima de 65 anos.

Em fevereiro desse ano, foi publicada a ampliação da indicação para novas faixas etárias pelo Ministério da Saúde, publicada no Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) mas só esse mês está disponível nas farmácias de alto custo em São Paulo a partir desse mês (abril).

O Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para diabetes Mellitus Tipo 2 é o documento base para a incorporação das medicações no SUS. Em relação à dapagliflozina, houve uma aplicação do seu uso. Diz o texto:

Para que o paciente seja elegível ao tratamento com dapagliflozina requer-se o diagnóstico de DM2, com necessidade de segunda intensificação de tratamento e um dos seguintes critérios:

  • Ter 40 anos ou mais e doença cardiovascular estabelecida (infarto agudo do miocárdio prévio, cirurgia de revascularização do miocárdio prévia, angiosplastia prévia das coronárias, angina estável ou instável acidente vascular cerebral isquêmico prévio, ataque isquêmico transitório prévio e insuficiência cardíaca com fração de ejeção abaixo de 40%), ou;
  • Ter 55 anos ou mais (no caso de homens) ou ter 60 anos ou mais (no caso de mulheres) e alto risco de desenvolver doença cardiovascular, definido como ao menos um dos seguintes fatores de risco cardiovascular: hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia ou tabagismo.

A papelada necessária deve estar de acordo com o Protocolo para dapagliflozina no SUS do Estado de São Paulo e pode ser feito por qualquer médico (não precisa ser médico do SUS), pode ser seu médico do convênio ou particular.

Você conferir se a dapagliflozina já está disponível e quais os critérios para obtê-la no seu Estado de residência digitando no seu navegador de internet “medicamentos especializados + seu Estado”

No programa Farmácia Popular (nos estabelecimentos comerciais), a dapagliflozina continua disponível para pacientes com diabetes tipo 2 e com doença cardiovascular estabelecida. Desde 13/02/25, sem custo! Entenda a diferença da dapagliflozina nas farmácias de alto custo e farmácia popular no novo post – https://drasuzanavieira.med.br/2025/02/24/dapagliflozina-de-graca-na-farmacia-popular-quem-pode-pegar/

Para saber de outras medicações utilizadas na endocrinologia disponíveis no SUS, veja o novo post.

Posts relacionados


Descubra mais sobre Dra. Suzana Vieira

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.