Bioimpedância: o que é e como funciona?

Vídeo no YouTube

Princípios da bioimpedância corporal

A bioimpedância mede a quantidade de gordura e músculo no corpo e como é feito isso? Pela oposição à passagem de uma pequena corrente elétrica (impedância) ao longo dos tecidos do corpo é o princípio do exame de bioimpedância para avaliação da composição corporal.

Sabe-se que a corrente elétrica é mais bem conduzida pelos íons contidos nos fluidos. A partir desse princípio, é possível determinar a quantidade de água corporal, geralmente expressa em porcentagem.

Tecidos que tenham mais água e íons na sua composição, como o músculo e sangue, oferecem menor resistência (menor impedância) à passagem da corrente elétrica, o mesmo não acontece com os tecidos adiposo, pele e ossos, que conduzem mal a eletricidade.

Por esse princípio, a composição corporal é dividida em dois componentes principais:

  • massa livre de gordura, ou massa magra: inclui músculos, ossos, pele;
  • massa gorda (total menos massa magra).

Há também de se considerar que a massa muscular inclui diversos tipos de músculo:

  • músculo esquelético presente principalmente nos membros;
  • outros tipos de músculo que compõem órgãos como o coração (músculo cardíaco), intestino, aparelho etc. (músculo liso) – presente principalmente no tronco.

O músculo esquelético corresponde a aproximadamente 56,6% da massa magra.

Como o músculo é rico em água, um aumento de água corporal no exame de bioimpedância pode ser reflexo do aumento da massa muscular.

Outra informação útil que podem ser obtida é o índice de sarcopenia, que é perda de musculatura esquelética dos membros (apendicular). O índice de sarcopenia é calculado dividindo-se a massa muscular dos quatro membros pela altura ao quadrado.

A manutenção da massa magra é importante para qualidade de vida ao longo dos anos e para manter ou aumentar o metabolismo.

Informações adicionais estimadas pela bioimpedância

Taxa metabólica basal – é s estimativa de quanto seria o gasto energético para manter as funções vitais do organismo em repouso. A taxa metabólica basal é diretamente proporcional ao peso e à quantidade de músculo.

A bioimpedância não é o exame mais apropriado para medir metabolismo. O exame mais indicado é a calorimetria indireta.

Ingestão calórica diária – estima a necessidade energética (ingestão calórica) necessária para manter a taxa de metabolismo basal e gastos de atividade física.

Em programas que visem redução do peso corporal, um valor menor do que o informado no campo de “ingestão calórica diária” deve ser utilizado para programar uma dieta hipocalórica.

Idade Metabólica – é o valor corresponde à taxa metabólica basal média de determinada idade cronológica.

Se sua idade metabólica é maior do que sua idade cronológica, é sinal de que você precisa melhorar a composição corporal através de exercícios físicos que aumentem a massa muscular.

Resultados da análise total e segumentar da bioimpedância corporal
Fig.1. Exemplo de laudo fornecido pela bioimpedância. Abreviações: BMR – basal metabolic rate (taxa metabólica basal estimada). TBW – total body water (água corporal)

Os resultados podem ser representados de diferentes formas, como no exemplo abaixo.

bioimpedancia corporal
Fig. 2. Forma alternativa de excposição dos dados coletados: massa magra, massa gorda (adiposa), massa muscular, músculo esquelético e água corporal e índice de sarcopenia

Condições que modifiquem a quantidade de água no organismo podem subestimar ou superestimar a quantidade de massa magra e, consequentemente, massa gorda.

Os aparelhos tetrapolares (eletrodos para os quatro membros) permitem a avaliação da composição corporal por segmento: membros superiores, inferiores e tronco e oferecer mais informações, como índice de sarcopenia.

Fig.4. Exemplo de aparelho tetrapolar: a corrente elétrica passa por cada segmento do corpo

Pela análise individualizada de cada segmento corporal, é possível obter os resultados de massa magra nos quatro membros e tronco.

Atenção! O laudo completo é padronizado para maiores de 18 anos.

Resultados da análise total e segumentar da bioimpedância corporal
Fig.5. Análise para cada segmento do corpo e equilíbrio da massa muscular

Alguns programas possibilitam também a avaliação da evolução das mudanças de composição corporal ao longo do tempo.

Fig. 6. Evolução de peso, massa muscular e massa gorda ao longo do tempo de vários exames realizados em um mesmo paciente em um processo de emagrecimento

Como vimos, a quantidade de água medida é essencial para determinar a composição corporal. Portanto, alguns cuidados são necessários garantir boa acurácia do exame, como hidratação adequada e evitar artefatos que modifiquem a velocidade da corrente elétrica. Para isso, um preparo antes do exame torna-se necessário.

Indicações da bioimpedância

A bioimpedância é indicada nos tratamentos de emagrecimento e para avaliar a mudança de composição corporal no decorrer de um programa de atividade física

Quem não pode ou deve fazer o exame

  • Usuários de marcapasso ou outro aparelho elétrico implantado no corpo
  • Pessoas com peças metálicas no corpo tais como placas e parafusos
  • Gravidez ou suspeita de gravidez

A avaliação sequencial da composição corporal é mais indicada que uma medida isolada. Os programas comercialmente disponíveis podem dar não só uma avaliação pontual, mas a evolução ao longo do tempo num programa de emagrecimento e também atividade física.

A avaliação da composição corporal é mais acurada que a medida do índice de massa corporal (IMC) para avaliar o excesso de gordura, característica da obesidade; duas pessoas podem ter o IMC exatamente igual, mas composições corporais totalmente diferentes.

A massa magra é o principal componente que mantém um bom nível de metabolismo para evitar um reganho de peso no futuro.

Preparo do exame

  • jejum de 4h antes do exame
  • não ingerir bebidas alcoólicas 8h antes do exame
  • evitar consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína (chocolates, chás escuros, cafés)
  • evitar atividade física intensa e sauna no dia anterior ao exame
  • evitar realizar no período menstrual
  • beber aproximadamente 500 ml de água 2h antes do exame
  • esvaziar a bexiga antes da realização do exame
  • retirar metais do corpo (brincos, anéis, piercings)

Orienta-se usar roupas leves para realização do exame

A avaliação sequencial da composição corporal é mais indicada que uma medida isolada. Os programas comercialmente disponíveis podem dar não só uma avaliação pontual, mas a evolução ao longo do tempo num programa de emagrecimento ou para avaliação de programas de atividade física.

Realizo o exame de bioimpedância sem custo adicional na minha consulta. Se você estiver interesse em realizar bioimpedância apenas, por favor, entre em contato por whatsapp. Para esse exame, não há agendamento online.

Se você gostou da leitura, não deixe curtir e de compartilhar o conteúdo.

Para receber em primeira mão as publicações, você pode se increver no blog ou me acompanhar pelas redes sociais. Os links estão no rodapé dessa página.

Espero ver você mais vezes!

Um forte abraço,

Suzana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.