O uso de altas doses de biotina e interferência nos testes de tireoide

Para que serve a biotina?

A biotina é uma vitamina utilizada principalmente para fortelecimento de cabelos e unhas e para uma doença rara chamada deficiência de biotinidase. Muitos pacientes que tomam doses altas de biotina para essas finalidades podem ter alterações em vários exames laboratoriais, incluindo exames que avaliam a função da tireoide.

A biotina é uma vitamina do complexo B. Pode ser comercializada pelos nomes de vitamina B7, vitamina H e coenzima R e ainda pode não estar listada com esses nomes em suplementos para melhorar queixas relacionados aos cabelos e unhas.

As necessidades diárias de biotina são por volta de 30mcg. Existem suplementos de biotina de até 1000 mcg disponíveis comercialmente, isto é, uma superdose de biotina.

Biotina e interferência nas dosagens hormonais

Conforme discutido em uma publicação anterior, nos casos de hipotireoidismo por problemas no funcionamento da tiroide, a dosagem do TSH está elevada com T4 livre baixa no sangue.

Uma das interferências observadas do uso da biotina nos exames laboratoriais da tireoide pode resultar em dosagem de T4 livre e T3 elevados, com T4 total e TSH normais, conjunto de resultados que não se encaixa no diagnóstico de hipertireoidismo por problema na tireoide, que é o mais comum de acontecer.

Na verdade, o T4 livre no organismo pode estar normal, mas a biotina interfere no resultado dos exames por alterar a “leitura” dos seus níveis pelos aparelhos, dependendo do método que o laboratório utiliza.

Altas doses de biotina podem causar variações falsamente elevadas ou baixas de moléculas pequenas como tais como T4, T3, cortisol, dependendo do tipo de método (ensaio) utilizado para as dosagens desses hormônios pelo laboratório. Ainda pode também interferir com dosagens do anticorpo contra o receptor de TSH (TRAB), podendo levar a um falso diagnóstico de Doença de Graves, outro tipo de doença da tireoide.

Orientações para coleta de exames em quem usa biotina

Na suspeita de interferência da biotina nos exames laboratoriais, uma possibilidade é suspender o uso da biotina e fazer nova dosagem hormonal em alguns dias, pois a vitamina não se acumula no organismo e seu excesso é rapidamente eliminado.

A interferência dessa vitamina em diversos exames dentro e fora da endocrinologia deve refornçar a orientação para que os pacientes não esqueçam de mencionar na consulta o uso de polivitamínicos e/ou suplementos alimentares, e também para que os médicos perguntem aos seus pacientes sobre o uso de qualquer suplemento ou polivitamínico que estejam utilizando. É muito comum que esses compostos não sejam considerados substâncias que mereçam menção, mas certamente são importantes pelo potencial de interação com medicamentos interferência nos resultados de testes laboratoriais.

Quando os resultados laboratoriais não fizarem sentindo para explicar o quadro clínico, deve-se pensar antes em possíveis interferências que modifiquem os resultados dos exames laboratoriais do que em doenças raras.

Vários Laboratórios orientam suspender a biotina 72h antes da coleta de sangue caso seja necessária a repetição dos exames por suspeita da interferência da biotina nos resultados.

Referências

http://endocrinenews.endocrine.org/january-2016-thyroid-month-beware-of-biotin

https://www.fda.gov/medicaldevices/safety/alertsandnotices/ucm586505.htm

Se você gostou da leitura, não deixe curtir e de compartilhar o conteúdo.

Para receber em primeira mão as publicações, você pode se inscrever no blog ou me acompanhar pelas redes sociais. Os links estão no rodapé dessa página.

Espero ver você mais vezes!

Um forte abraço,

Suzana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.